Mentes Literárias


'' Quando Não Há Memórias, 

A Liberdade 

É Apenas Uma Ilusão ''





Em um mundo onde a igualdade é real, não há mentiras e todos trabalham naquilo que nasceram para fazer, o que poderia ser ruim?
Jonas tem apenas 12 anos, e com essa idade as crianças são escolhidas para o trabalho que exercerão a vida toda de acordo com a personalidade e qualidades de cada um. Todos já sabem e querem algum trabalho, menos Jonas, ele não tem uma especificação, e não tem a menor ideia de para qual cargo será escolhido.
Quando o anuncio começa, Jonas está explodindo de ansiedade e quando finalmente chega seu nome, ele não é chamado. Jonas tem medo e não sabe o que pensar, talvez fosse um engano, uma falha... Mas isso nunca havia acontecido antes, pelo menos não após seu nascimento. Quando todas as crianças são indicadas ao seu cargo, Jonas finalmente é chamado e em cima do palco recebe a grande noticia. Não houve erro ou falha alguma, pelo contrario, ele terá o maior e mais importante cargo de sua sociedade, o de ser o Recebedor de Memórias. Jonas recebera todas as memórias sobre a vida humana, que fora apagada de todas as pessoas.
Ele foi escolhido por ser diferente, por ‘’ ver além ‘’, em uma sociedade preta e branca, conhece ver tonalidades esverdeadas, por querer respostas e ser curioso, mas principalmente por ser corajoso o bastante para carregar o peso da história do mundo em suas costas. Jonas irá conhecer coisas nunca vista antes nem por ele, nem por ninguém de sua sociedade como a Neve, a Montanha, a Dor e sentimentos como o Amor.
Jonas concluí que embora a dor seja insuportável, que nem todas as memorias sejam boas e que sentimentos podem destruir, vale apena ter escolhas, mesmo que pequenas. E que vale a pena lutar para que as pessoas tenham esse direito.


Um livro surpreendente, eu amei e aguardo ansiosa o segundo.
É simplesmente fascinante como nos faz refletir e pensar o quão tão importante é os pequenos detalhes da vida, saber de antigos erros, de antigas guerras, pois a história deve estar viva para que seja conhecida e refletida, para que cada um tenha sua opinião e crença a partir dos conhecimentos.
Amei o livro pois nos questiona. Buscamos tanto uma sociedade perfeita, igualitária, mas até qual ponto vamos para consegui-lá?


Autor: Julia Silveira (@2mentesliterarias_)


Um comentário : Leave Your Comments

  1. Hey!
    É muito bom ler um livro que nos questiona!
    Eu já comecei a lê-lo e espero poder continuar a leitura em breve ;)

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir