Mentes Literárias


UMA ESCOLHA

UMA ESCOLHA
PODE TE TRANSFORMAR

UMA ESCOLHA
PODE TE DESTRUIR

UMA ESCOLHA
VAI TE DEFINIR

Os Divergentes são os humanos mais geneticamente curados. 
Após a mostra do vídeo de Edith Prior, as pessoas vão à loucura e estão demorando para voltar para si mesmo. Com o segredo do que existe fora da cerca revelado, Tobias diz para Tris fugir que ele cuidará de tudo, agora se vê com uma nova aliada, algo que pensou ser possível ter uma só vez na vida.
Alguns têm uma escolha a fazer, ficar dentro da cerca com seus problemas, ou explorar o que acontece fora dela e criar novos problemas.
Todos aqueles que estavam ao lado de Jeanine são julgados, todos com morte, Caleb está entre os julgados, mas sua existência é revogada. Para Caleb, o lugar onde é posto é ainda pior do que a própria morte, a morte é tão rápida e certa e onde ele vai, nada é certo.
Pela primeira vez os medos de Tobias mudam, mas agora tem um em especial que ele não pode controlar, é o cúmulo de seus medos e trás desespero.
Todas as guerras antes das facções são reveladas e aqueles que foram alterados geneticamente pioraram a situação. Causou a Guerra da Pureza que seria uma guerra civil entre quem tinha genes danificados e os genes puros, o que causou a morte de quase metade do Estados Unidos.
Existe um método do Departamento, que mostra se o gene está puro ou se apenas existe genes de consciência durante as simulações e Tobias é surpreendido pelo resultado de seu teste.
Tris ganha um aparelho eletrônico e não faz menção de como usa aquilo. O que ela descobre é que no mesmo aparelho, está escrito o diário de sua mãe, todavia, ela não tem certeza se quer ler, Beatrice está com medo do que pode estar ali. Tantas revelações em tão pouco tempo a deixa aflita.


Convergente é realmente surpreendente, do início ao fim. Os atos de Tris são incríveis que deixa o leitor de queixo caído.
Tobias, que revolta contra ele, senti muita raiva durante algumas partes do livro, até mesmo porque ele fica em estado de choque e não quer admitir o que é, mesmo quando Beatrice diz que ele sempre será o quem sempre foi.
Agora Caleb, sério, tantas pessoas morrem, porque ele, juso ele, tinha de ficar vivo?
Peter toma uma escolha que decide seu futuro, para sempre, o muda um pouco, mas logo algumas características estão de volta.
Christina, amiga de Tris, tem um grande papel em Convergente, principalmente no final. Ela e Quatro se tornam amigos por causa de Tris e Tobias tem duas grandes escolhas para fazer e sinceramente, faz certinho na sua decisão e esquece um pouco de seu passado.
O terceiro e último livro da trilogia fechou com chave de ouro, mesmo eu detestando uma parte porque achei desnecessária.


Autor da resenha: Vitor Grange (instagram: @2mentesliterarias_)

2 comentários : Leave Your Comments

  1. Fiquei chateada com o final desse livro. É uma surpresa, entendo todo o mérito artístico dele, mas não curti hahaha
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também não gostei do final, este foi o momento que achei desnecessário no livro. Poderia ter acontecido tanta coisa antes, mas do jeito que ocorreu não me satisfez, enfim, agora vamos aguardar para Quatro (livro), espero que seja bom, mas claro não vai mudar o final de Convergete.
    -Vitor Grange

    ResponderExcluir